Relação dos trabalhos aprovados

As aprovações com sugestão de modificação podem ser:

* Inclusão de elementos no resumo;

* Correção gramatical;

*Mudança de ST.

Cada caso individual será encaminhado por email junto à carta de aceite.

Os trabalhos de STs com baixo número de inscritos podem ser remanejados para garantir uma melhor logística do encontro.

ST 1 - ENSINO DE HISTÓRIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO

MARUJADA DE CURAÇÁ: PASSADO, PRESENTE, TRADIÇÃO E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL

APROVADO COM SUGESTÃO DE MODIFICAÇÃO

INVENTARIANDO PATRIMÔNIOS: MEMÓRIAS MATERIAIS E SEU APRIMORAMENTO NO ENSINO DE HISTÓRIA

APROVADO

ESPAÇO E SENTIDOS: O COTIDIANO DA ESCOLA DOM MOISÉS COÊLHO CAJAZEIRAS /PB

APROVADO COM SUGESTÃO DE MODIFICAÇÃO

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL PARA ATIVIDADES E PRESERVAÇÃO ARQUEOLÓGICA

APROVADO COM SUGESTÃO DE MODIFICAÇÃO

ST 2 - ENSINO DE HISTÓRIA, ETNIA E RELIGIOSIDADE

“EXU NAS ESCOLAS”: UMA ANÁLISE CONJUNTURAL DA LEI 10.639/2003 ATRAVÉS DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE CAJAZEIRAS – PB

APROVADO

ENSINO E LAICIDADE: AS DATAS COMEMORATIVAS ‘RELIGIOSAS’ NO CURRÍCULO ESCOLAR PUBLICO

APROVADO

O PLURALISMO RELIGIOSO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO, UMA ANÁLISE SOBRE A QUESTÃO DA IDENTIDADE E DA MULTIPERTENÇA

APROVADO COM SUGESTÃO DE MODIFICAÇÃO

DA LAMA À LUTA: A BATALHA SILENCIOSA DE CIDADÃOS POBRES POR IDENTIDADE E POR UM LUGAR NA CIDADE

APROVADO

RELIGIÃO E RELIGIOSIDADE POPULAR NAS MISSÕES DO PE IBIAPINA EM SANTA FÉ NA PARAÍBA: UMA ANÁLISE HISTORIOGRÁFICA

APROVADO

O ENSINO DE HISTÓRIA E AS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS: UMA DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS

APROVADO

DISCURSOS SOBRE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA BRASILEIRA NA CONTEMPORANEIDADE: UM PANORAMA HISTORIOGRÁFICO

APROVADO

MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS NO NORDESTE BRASILEIRO: REPRESENTAÇÕES LITERÁRIAS

APROVADO

UMA INVENÇÃO DE LIBERDADE: DIÁLOGOS SOBRE RESISTÊNCIA NEGRA NO BRASIL IMPÉRIO E O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

APROVADO

“SUJEIÇÕES DIVINAS”: TUPÃ, ANHANGÃ E O ENCONTRO CULTURAL NO BRASIL QUINHENTISTA

APROVADO

PLANEJAMENTO NO ENSINO DE HISTÓRIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A TEMÁTICA DE RELIGIOSIDADE EM SALA DE AULA

APROVADO

ST 3 - ENSINO DE HISTÓRIA E GÊNERO

MOLDANDO PASSADOS A PARTIR DO PRESENTE: O ENSINO DE HISTÓRIA E AS POSSIBILIDADES DE COMBATE À VIOLÊNCIA DE GÊNERO

APROVADO

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE NO SÉCULO XXI: O ENSINO DE HISTÓRIA COMO ALIADO NO COMBATE À VIOLÊNCIA DE GÊNERO NAS ESCOLAS DO CARIRI CEARENSE

APROVADO

A PROSTITUIÇÃO E A IGREJA NO MEDIEVO OCIDENTAL

APROVADO

ST 4 - ENSINO DE HISTÓRIA E LINGUAGENS PEDAGÓGICAS

TELEVISÃO E ENSINO DE HISTÓRIA: UM DIÁLOGO POSSÍVEL 

APROVADO

ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL: DIFICULDADES E REFLEXÕES

APROVADO

ENTRE ARPEJOS E AMPULHETAS: A MÚSICA NO ENSINO DE HISTÓRIA DO BRASIL NO IFPB CAMPUS ITAPORANGA

APROVADO

O ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS

APROVADO

AS NOVAS ABORDAGENS DOS CONTEÚDOS DE HISTÓRIA NO CONTEMPORANEIDADE

APROVADO COM SUGESTÃO DE MODIFICAÇÃO

CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE A DOCÊNCIA E ENSINO DE HISTÓRIA

APROVADO

A IMPORTÂNCIA DO MÉTODO ESCOLÁSTICO-TOMISTA DE ENSINO PARA O DESENVOLVIMENTO DA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA

APROVADO

PROJETO FAÇO HISTÓRIA: UMA REFLEXÃO SOBRE O MUNDO E SOBRE NÓS MESMOS

APROVADO

OS ARTEFATOS HISTÓRICOS COMO INSTRUMENTOS PEDAGÓGICO-METODOLÓGICOS NA PRÁTICA DE ENSINO DO PROFISSIONAL UNIDOCENTE

APROVADO

O PROJETO “PROFESSOR POR UM DIA” COMO ALTERNATIVA PEDAGÓGICA PARA AS AULAS DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

APROVADO

ENSINO DE HISTÓRIA, HQ E CANGAÇO: USOS E POSSIBILIDADES EM SALA DE AULA DA HQ LAMPIÃO EM QUADRINHOS, DE RUBEN WANDERLEY FILHO

APROVADO

O ESTUDO DO CANGAÇO COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA MULTIDISCIPLINAR NO ENSINO BÁSICO

APROVADO

ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO E SEUS SUPORTES INFORMATIVOS

APROVADO

ABORDAGENS CONTEMPORÂNEAS: A IMPLEMENTAÇÃO DE DITADURAS SOB A PERSPECTIVA DE RICK AND MORTY

APROVADO

ST 5 - ENSINO DE HISTÓRIA E POLÍTICA

REFLETINDO SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE CRISE

APROVADO COM SUGESTÃO DE MODIFICAÇÃO

ABRAM AS PORTAS DA ESCOLA! ANARQUISMOS PARA A RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA ATRAVÉS DE DISCIPLINAS ELETIVAS

APROVADO

ESCOLA SEM PARTIDO: PROMOVENDO A NEUTRALIDADE E IMPARCIALIDADE A PARTIR DA IDEOLOGIA CONSERVADORA

APROVADO

DITADURA MILITAR BRASILEIRA: ANÁLISE DESTE PERÍODO NO ENSINO DE HISTÓRIA E OS LIVROS DIDÁTICOS NAS ESCOLAS TABELIÃO JOSÉ PINTO QUEZADO E LEOPOLDINA 

APROVADO

ATAQUES AO PENSAMENTO CRÍTICO: A REFORMA DO ENSINO MÉDIO, O ESCOLA SEM PARTIDO E A DISSEMINAÇÃO DO ÓDIO AOS DIREITOS HUMANOS NA MÍDIA

APROVADO COM SUGESTÃO DE MODIFICAÇÃO

A NOVA HISTÓRIA POLÍTICA E O ENSINO DE HISTÓRIA: DISCURSOS E JOGOS DE PODER NOS ANOS INICIAIS DA REPÚBLICA BRASILEIRA

APROVADO COM SUGESTÃO DE MODIFICAÇÃO

O GÓTICO PÓSCOLONIAL AMERICANO DE EDGAR ALLAN POE

APROVADO

UTOPIA E DISTOPIA EM A NOVA UTOPIA

APROVADO

ST 6 - ENSINO DE HISTÓRIA E DIREITOS HUMANOS

LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

APROVADO

ST 7 - ENSINO DE HISTÓRIA E IDENTIDADES REGIONAIS

MEMÓRIAS E IDENTIDADES: NARRATIVAS DE EDUCANDOS/AS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO TRATO COM A HISTÓRIA LOCAL DE UMA COMUNIDADE RURAL

APROVADO

CONTRIBUTOS DA HISTÓRIA SOCIAL PARA A PESQUISA DA HISTÓRIA LOCAL EM COMUNIDADES RURAIS: REFLEXÕES A PARTIR DE EDWARD PALMER THOMPSON

APROVADO

EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: MÚSICA E IDENTIDADE, PENSANDO O SUJEITO (A) PARAIBANO (A)

APROVADO

"GUENTA CORAÇÃO VEI SOFREDOR": AS NARRATIVAS E SENSIBILIDADES DAS QUEBRADEIRAS DE COCO DE BABAÇU NO MARANHÃO E AS POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

APROVADO

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DE HISTÓRIA REGIONAL E LOCAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA, O CASO DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DE PIRANHAS, PB

APROVADO

MEMÓRIAS E SINGULARIDADES ESPACIAIS

APROVADO

ST 8 - HISTÓRIA E POLÍTICA

O ESTADO NÃO É UM REFÚGIO: A TEORIA DO ESTADO DE BOURDIEU E O NÃO-LUGAR DO REFUGIADO

APROVADO

MISÉRIA, POLÍTICA E SECA: A POBREZA NATURALIZADA EM SUAS REPRESENTAÇÕES

APROVADO

POLÍTICA E FUTEBOL SE MISTURAM? JUCA KFOURI PROVOU QUE SIM

APROVADO

AS ARMAS E AS LEIS: A IMPORTÂNCIA DOS SERVIÇOS MILITARES E JURÍDICOS PARA A PRODUÇÃO DE DISTINÇÃO SOCIAL NO SERTÃO DO PIANCÓ (CAPITANIA DA PARAHYBA DO NORTE, SÉCULO XVIII)

APROVADO

POLÍTICA E INDEPENDÊNCIA: A PARTICIPAÇÃO DO BRASIL NOS PROCESSOS DE DESCOLONIZAÇÃO DAS COLÔNIAS PORTUGUESAS NA ÁFRICA

APROVADO

A CONSTRUÇÃO DE UM “CEARÁ MODERNO”: OS DISCURSOS DE MUDANÇA COMO ELEMENTO DE DOMINAÇÃO NA POLÍTICA CEARENSE (1986-1991)

APROVADO

POLÍTICAS PÚBLICAS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO ESTADO DA PARAÍBA: ESTRATÉGIAS PARA INCENTIVAR O USO DE PAINÉIS SOLARES NO SETOR AGRÍCOLA

APROVADO

O CAVALEIRO DA ESPERANÇA EM CORDÉIS: CONSTRUÇÕES DO HEROÍSMO DE LUIZ CARLOS PRESTES (1990-2016)

APROVADO

"CALO-ME PORQUE SEI OBEDECER": AS DIVERGÊNCIAS PARLAMENTARES DO DEPUTADO IBIAPINA COM OS LIBERAIS MODERADOS (1834-1837)

APROVADO

NARRATIVAS DE ESPETÁCULO PELAS VIAS DA FINITUDE: A PRODUÇÃO DE SENTIDOS DA MORTE DE EDUARDO CAMPOS ENQUANTO UMA FABRICAÇÃO IMAGÉTICA EXPRESSA NO “VER”

APROVADO

ST 9 - HISTÓRIA SOCIAL

UMA BREVE ANÁLISE SOBRE A MODERNIDADE: COMO OS SIGNOS DO MODERNO SE APRESENTARAM NO SERTÃO PARAIBANO NO INÍCIO DO SÉCULO XX

APROVADO

"PANCULTURALISMO KARIRI": TRAÇOS DE UMA EMERGÊNCIA ETNI-SOCIAL KARIRI NO CARIRI CEARENSE

APROVADO

ST 10 - HISTÓRIA CULTURAL

ACALANTOS: TECITURAS DO FOLCLORE INFANTIL NA OBRA DE VERÍSSIMO DE MELO (1949)

APROVADO

“OS BRILHANTES”: O CANGAÇO E A SAGA DE JESUÍNO BRILHANTE NA LITERATURA DE RODOLFO TEÓFILO

APROVADO

LENDAS E SUPERSTIÇÕES EM “BRASIL AÇUCAREIRO”: O FOLCLORE CANAVIEIRO E DO ENGENHO NOS ESCRITOS DE ADEMAR VIDAL ENTRE 1943 A 1944

APROVADO

ENTRE GRITOS E GUITARRAS: GAL COSTA E SEU ‘FA-TAL’ EM MEIO AS DISSONÂNCIAS DA DITADURA MILITAR NO BRASIL – 1971

APROVADO

ANALISANDO OS DISCURSOS DE AUTOAJUDA SOBRE A FELICIDADE EM “7 SEGREDOS PARA UMA VIDA FELIZ” (2011)

APROVADO

FOTOGRAFIA: MEMÓRIAS DA CIDADE DE CAJAZEIRAS-PB NO SÉCULO XX FOTOGRAFIA: MEMÓRIAS DA CIDADE DE CAJAZEIRAS-PB NO SÉCULO XX

APROVADO

“DA ESTÁTICA A CONVENIÊNCIA URBANA”: MEDIDAS PROFILÁTICAS EM SÃO JOÃO RIO DO PEIXE NO SÉCULO XX

APROVADO

ESPAÇO, MEMÓRIA E ETNIA: A VILA DOS MORENOS COMO NARRATIVA E IDENTIDADE DE SI

APROVADO

DOCÊNCIA: UMA NOVA FORMA DE VER A ESCOLA

APROVADO COM SUGESTÃO DE MODIFICAÇÃO

CANAVIAIS E ENGENHOS: UM ESTUDO SOBRE OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS EM BARBALHA-CE (1850-1900)

APROVADO COM SUGESTÃO DE MODIFICAÇÃO

OS USOS E ABUSOS NA UTILIZAÇÃO DO TERMO COMUNISMO EM REDES SOCIAIS DURANTE AS JORNADAS DE JUNHO DE 2013 AO ANO DE 2016

APROVADO COM SUGESTÃO DE MODIFICAÇÃO

HISTÓRIA E ENSINO SOB OLHARES DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA

APROVADO COM SUGESTÃO DE MODIFICAÇÃO

A IMPORTÂNCIA CULTURAL DO TEATRO DE BONECOS EM MOGEIRO PB, PELAS MÃOS DE SEU PAULO DO BOI

APROVADO

UMA QUESTÃO DO SENTIR: MEMÓRIAS E SENSIBILIDADES DAS VIVÊNCIAS COTIDIANAS DA SECA, EM FACE ÀS EXPERIÊNCIAS DOS HOREBENSES, FIM DO SÉCULO XX E INÍCIO DO SÉCULO XXI